A Justiça dos Estados Unidos suspendeu o plano do governo que poderia deportar cerca de 530 mil cidadãos da Venezuela, Haiti, Cuba e Nicarágua. Os vistos que expiravam na próxima semana permanecerão vigentes até que haja uma decisão definitiva.
Os cidadãos latino-americanos vivem nos Estados Unidos de maneira legal protegido pelo programa Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês). A medida é concedida a estrangeiros que não podem retornar com segurança a seus países por motivos de guerra, desastre natural ou outra condição extraordinária.
O status foi amplamente concedido aos venezuelanos durante o mandato do ex-presidente Joe Biden, que acusou o ditador Nicolás Maduro de manter um regime extremista na Venezuela. Trump tentou revogar a proteção sob o argumento de que os Estados Unidos são vítimas de uma invasão de imigrantes criminosos.
O juiz que analisou o caso afirmou que eliminar o TPS pode causar um dano irreparável às pessoas, custar aos Estados Unidos bilhões de dólares em atividade econômica e prejudicar a saúde e segurança públicas.