O jornal norte-americano “New York Post” publicou nesta terça-feira (21) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não planeja se encontrar mais com o líder russo, Vladimir Putin. A segunda cúpula entre os chefes de Estado, que teria como pauta uma possível paralisação na guerra na Ucrânia, estava prevista para acontecer nas próximas semanas em Budapeste, na Hungria. A informação ainda não foi confirmada pela Casa Branca ou pelo Kremlin.
A decisão foi tomada depois que Moscou rejeitou a proposta sugerida pelos EUA e aprovada por países membros da União Europeia (UE) para congelar o conflito. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, justificou a medida dizendo que isso significaria “esquecer as causas profundas deste conflito”.
Líderes europeus, no entanto, haviam pedido para que Washington se mantivesse firme na exigência para um cessar-fogo da guerra nas atuais linhas de frente, para que a base das negociações pudesse ser articulada. Por outro lado, Moscou continua exigindo que a Ucrânia concorde em ceder mais territórios antes que qualquer negociação de cessar-fogo comece.
Trump, que falou por telefone com Putin e se encontrou com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky na última quinta-feira (17), disse que pretendia se reunir com o presidente da Rússia em solo europeu. O primeiro-ministro da Húngria, Viktor Orbán, havia confirmado que seu país está realizando os preparativos para a cúpula.