Israel e Hamas assinam primeira fase do plano de cessar-fogo

Segundo Trump, reféns israelenses serão libertos em breve
Foto: BandNews TV/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira (8) que Israel e Hamas assinaram a primeira fase do plano de cessar-fogo para a guerra na Faixa de Gaza.

Segundo publicação do líder norte-americano na rede Truth Social, todos os reféns israelenses serão libertos e Israel irá recuar as tropas para uma “linha acordada” em breve. “Este é um grande dia para o mundo árabe e muçulmano. Agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia”, escreveu. Mais cedo, Trump afirmou que poderia ir ao Oriente Médio caso as negociações avançassem.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, respondeu ao anúncio se referindo aos reféns mantidos em Gaza. “Com a ajuda de Deus, traremos todos para casa”, disse em comunicado divulgado pelo governo do país. Em comunicado, o Hamas confirmou a assinatura do acordo e pediu aos Estados Unidos e a outros países que garantam que Israel implemente integralmente o cessar-fogo.

Representantes do Catar informaram que os detalhes da implementação do plano serão anunciados posteriormente. O país afirmou que o consenso sobre as disposições e mecanismos da primeira fase “levará ao fim da guerra, à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos e à entrada de ajuda humanitária”.

*Em atualização

Compartilhe com seus amigos!