UOL - O melhor conteúdo

Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul

Formação de geadas, queda de neve e friagem caracterizam a estação
São Paulo (SP), 12/06/2025 - Baixa temperatura chega a capital paulista . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20) e termina em 22 de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste, parte das regiões Norte e Nordeste.

A diminuição de temperatura pode ocasionar a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado de Mato Grosso do Sul; queda de neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; e episódios de friagem nos estados do Mato Grosso, de Rondônia, do Acre e no sul do Amazonas.

Norte

Na maioria da Região Norte, a previsão climática indica condições favoráveis para ocorrência de chuvas próximas ou abaixo da média. Apenas no norte de Roraima e no noroeste do Pará e do Amapá, a previsão indica condições favoráveis para chuvas acima da média.

Nordeste

A previsão indica predominância de chuvas perto da média no interior da Região Nordeste, que a região já está no período seco. Nas demais áreas, são previstas chuvas abaixo da média. No entanto, a presença de águas mais quentes que o normal no Oceano Atlântico Tropical pode favorecer a ocorrência de chuvas na costa leste do Nordeste.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o período seco começou no mês de maio e a previsão, para o inverno, é de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região, com tendência de queda da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.

Sudeste

A previsão para o inverno na Região Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém, não estão descartadas chuvas em áreas pontuais do litoral da região, devido à passagem de frentes frias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe com seus amigos!