O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai notificar, a partir desta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos. A ação ocorre porque muitos desses descontos podem ter sido feitos sem autorização dos beneficiários, configurando fraude. A partir desta quarta-feira (14), os segurados poderão verificar qual associação realizou o desconto, o valor e confirmar se foi autorizado. Não é necessário apresentar documentos para contestar, e não há prazo para a reclamação. Caso não tenha sido autorizado, o beneficiário poderá ser ressarcido.
Na última quinta-feira (8), foram notificados os 27 milhões de segurados que nunca tiveram descontos associativos em seus benefícios. Esses, não correm risco de terem sido vítimas de cobranças indevidas.
Como será a notificação
A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo do governo Meu INSS, não haverá nenhum contato por telefone, SMS ou WhatsApp. Caso tenha dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de atendimento 135. Segundo o site do GOV, deve aparecer a seguinte mensagem:
“Aviso importante para você
Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”.
Todas as informações estarão disponíveis no aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135.