O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai utilizar agências dos Correios para atender aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em benefícios. A medida entra em vigor a partir de 30 de maio, anunciou o órgão em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (22).
O anúncio foi feito pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, destacando que a alternativa do atendimento presencial foi pensada nos mais vulneráveis e com dificuldades de acesso à tecnologia. Cerca de 4,730 agências serão utilizadas na iniciativa.
Para a realização do atendimento será necessário apenas um documento de identificação. Em caso de impossibilidade de deslocamento, uma terceira pessoa pode representar o beneficiário com uma procuração.
Durante o processo, a lista de descontos será visualizada e a pessoa vai informar se o que consta na folha foi autorizado ou não. Com a manifestação concluída, o aposentado ou pensionista recebe um protocolo com o número do atendimento, data e horário.
A partir desta sexta-feira (23), serão produzidos materiais para orientar os idosos. Na próxima semana, entre os dias 26 e 29, serão realizados testes no sistema e na integração com os Correios.
Até 17 de maio, aproximadamente 1,5 milhão de aposentados e pensionistas haviam contestado descontos irregulares. Com a alta demanda, as unidades ficaram sobrecarregadas e registraram filas expressivas.