A prefeitura de São Paulo inicia, nesta sexta-feira (28), a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025. A ação ocorre antes da data estabelecida inicialmente pelo Ministério da saúde, que havia determinado que o calendário nacional começaria apenas no dia 7 de abril.
De acordo com informações da gestão do prefeito Ricardo Nunes, as doses da vacina estarão disponíveis na UBSs e AMAs/UBSs, e será voltada para grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
A pasta afirma que a capital paulista recebeu 267,7 mil doses do imunizante do Ministério da Saúde do governo Lula (PT), que foram distribuídas para unidades básicas de saúde. Além disso, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, informou em entrevista coletiva realizada na quinta-feira (27) que o governo já recebeu o primeiro lote de vacinas, que foram enviadas e distribuídas para os 645 municípios do estado.
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, destacou que, além da proteção contra três vírus do tipo Influenza, o imunizante reduz o risco de casos graves e óbitos envolvendo a doença. Ele também destacou que os municípios podem optar por iniciar a vacinação antes do dia 7 de abril, como está previsto no calendário nacional do Ministério da Saúde.
Também podem se vacinar:
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Trabalhadores de saúde e da educação;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos correios;
- População e os funcionários do sistema prisional.