O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. As inscrições ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, conforme calendário divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro dia de aplicação, os participantes farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. No segundo, será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. Cada área terá 45 questões objetivas. O cronograma detalhado será oficializado por meio de edital, que ainda não foi publicado.
O valor da taxa de inscrição e as instruções para pagamento ainda não foram divulgadas. O prazo para solicitar a isenção terminou no último dia 2 de maio. O resultado dos pedidos será divulgado em 13 de maio.
O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas como forma de ingresso no ensino superior. Os resultados podem ser usados para concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e para obter financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Universidades de Portugal que têm convênio com o Inep também aceitam a nota do exame como critério de seleção.
Calendário do Enem 2025
13 de maio: Divulgação do resultado dos pedidos de isenção de taxa
26 de maio: Abertura das inscrições para a realização da prova
6 de junho: Encerramento do prazo das inscrições da prova
9 de novembro: Primeiro dia de prova – Linguagens, Ciências Humanas e a Redação
- 12h: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30: inicio da prova
- 19h: término da prova
16 de novembro: Segundo dia de prova – Matemática e Ciências da Natureza
- 12h: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30: inicio da prova
- 18h30: término da prova
Laura Basílio sob supervisão de Denise Bonfim.