UOL - O melhor conteúdo

Idoso de cadeira de rodas é resgatado durante incêndio na Turquia

Europa enfrenta número recorde de alertas de calor; Meteorologistas dizem que o pico da onda de calor deve ser no meio da semana
Reprodução: BandNews TV

Um homem idoso foi resgatado no oeste da Turquia durante um incêndio, causado por conta das temperaturas escaldantes, ventos fortes, e do tempo seco que atingem partes da Europa. O fogo consumiu a casa do senhor que estava de cadeira de rodas, e precisou ser carregado por um dos bombeiros.

Incêndios florestais na província costeira turca de Izmir, no Mar Egeu, devastaram áreas de mata do país pelo segundo dia seguido. Várias vilas e bairros foram esvaziados, afetando 50 mil moradores.

Onda de calor em outras partes do continente

Um número recorde de alertas de calor foi emitido na França, enquanto o país, e outras partes do sul e leste da Europa, continuam sob o efeito de temperaturas escaldantes. 84 das 96 regiões da França, conhecidas como departamentos, estão atualmente em alerta laranja, o segundo mais alto.

A ministra do Clima classificou a situação como sem precedentes, e alertas também estão em vigor em partes da Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido e países dos Balcãs, incluindo a Croácia. Os países da Península Ibérica tiveram os dias mais quentes de junho já registrados no fim de semana. El Granado, na Andaluzia, registrou uma temperatura de 46ºc no sábado (28), enquanto 46,6ºC foram marcados na cidade de Mora, no centro de Portugal, no domingo (29). Meteorologistas dizem que o pico da onda de calor deve ser no meio da semana.

Muitos países colocaram serviços médicos de emergência de prontidão e estão alertando as pessoas para que fiquem em casa o máximo possível. Duzentas escolas francesas foram fechadas.

Compartilhe com seus amigos!