IBGE: desemprego fecha em 5,6% e atinge menor série desde 2012

População desocupada caiu para 6,118 milhões; úmero de pessoas empregadas chegou em 102,4 milhões
Reprodução: BandNews TV

A taxa de desemprego do trimestre encerrado no último mês de julho ficou em 5,6%, a menor da série desde 2012. Os dados do período anterior marcavam 5,8%. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE).

A população desocupada caiu para 6,118 milhões, o menor número desde o primeiro trimestre de 2013, quando a contagem chegava em 6,100 milhões. O número de pessoas empregadas chegou em 102,4 milhões, alcançando um novo recorde. Já o nível de ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) manteve o percentual recorde de 58,8%. Além disso, o instituto divulgou que 39,1 milhões da população emprega possui carteira assinada.

O Instituto também mapeou as pessoas que estão fora da força de trabalho. A contagem marcou 65,4 milhões, um número estável ao trimestre anterior. A população desalentada, os que não procuraram emprego por achar que não conseguiriam vaga, recuou 11% no trimestre e alcançou 2,7 milhões de pessoas.

A pesquisa apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas de 14 anos ou mais, levando em conta todas as formas de ocupação (carteira assinada, sem carteira, temporário e por conta própria). A pessoa é considerada desocupada quando efetivamente procura uma vaga. O levantamento visitou 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

Compartilhe com seus amigos!