UOL - O melhor conteúdo

Hugo Calderano leva o Brasil à final inédita da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

O brasileiro se tornou o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a chegar na final de um torneio mundial da modalidade.
Foto: Divulgação/World Table Tennis

Hugo Calderano garantiu neste sábado (19) uma vaga inédita na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, na China. Aos 28 anos, o brasileiro venceu o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, e se tornou o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a chegar à decisão de um torneio mundial da modalidade.

A final será neste domingo (20), às 9h15 (horário de Brasília), contra o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial. A partida terá transmissão da CazéTV.

Antes disso, Calderano já tinha feito história ao vencer o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro do ranking, nas quartas de final. Com o resultado, ele garantiu a primeira medalha do Brasil na competição.

Depois da vitória, o brasileiro destacou a importância de manter a cabeça no lugar. “Poderia ter aceitado a derrota, mas segui acreditando. Ele jogou muito no fim, e eu também consegui crescer no momento certo”, disse.

Calderano, que é o número 5 do mundo, venceu por 4 sets a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/3 e 12/10.

O bom momento do brasileiro já havia aparecido nos Jogos de Paris-2024, quando ficou em quarto lugar — melhor resultado do tênis de mesa do país em Olimpíadas. Ele foi derrotado pelo sueco Truls Moregardh na semifinal e perdeu o bronze para o francês Félix Lebrun.

Compartilhe com seus amigos!