UOL - O melhor conteúdo

Hamas responde proposta de trégua com Israel sugerida pelos Estados Unidos

Grupo extremista afirma que texto tem como objetivo um cessar-fogo permanente
Reprodução

O grupo militante palestino Hamas respondeu, neste sábado (31), à proposta dos Estados Unidos de cessar-fogo com Israel. Pelo acordo sugerido, os militantes libertariam 10 reféns e entregariam os restos mortais de outros 18 em troca da libertação de prisioneiros mantidos por Israel.

O Hamas também reforçou que as conversas por uma trégua devem levar ao fim da guerra em Gaza, uma exigência que sempre vem rendo rejeitada por Israel. Na declaração, os militantes dizem que a proposta tem como objetivo um cessar-fogo permanente, uma completa retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, e a garantia do fluxo de ajuda humanitária para o povo e as famílias da Faixa de Gaza, e afirmam que a resposta chega após uma rodada de consultas nacionais.

O texto não cita o pedido de qualquer mudança na proposta do enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, mas uma fonte disse à agência de notícias Reuters que o Hamas buscou a inclusão de termos apesar da resposta positiva ao que tinha sido apresentado.

Compartilhe com seus amigos!