Hamas libera mais três israelenses mantidos reféns

Libertação acontece após acusações de descumprimento dos termos de cessar-fogo entre o grupo terrorista e Israel
Reprodução: BandNews TV

Depois de dias de impasse, o grupo extremista Hamas libertou na manhã deste sábado mais três reféns israelenses. Eles foram entregues à cruz vermelha em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza e já estão em território israelense.

Os reféns libertados são Sagui Dekel-Chen, cidadão americano-israelense, Alexandre Sasha Troufanov, russo-israelense, e Iair Horn, israelense. A libertação aconteceu em meio a acusações recíprocas entre o grupo terrorista e o governo de Israel sobre o descumprimento dos termos do acordo de cessar-fogo.

No início da semana, o Hamas chegou a suspender a entrega de reféns “até nova ordem”, atrasando as negociações. A crise foi contornada após intensas mediações do Egito e do Catar, com apoio dos Estados Unidos. Como parte do acordo, Israel deve soltar 369 prisioneiros palestinos. Desde o início da trégua, 16 dos 33 reféns previstos no acordo já foram libertados, além de cinco tailandeses que foram soltos fora do planejamento original. Ainda permanecem em Gaza 76 reféns, sendo que cerca da metade deles é considerada viva, segundo fontes de inteligência israelenses. A Cruz Vermelha, que atua na intermediação das trocas, se disse “muito preocupada” com a situação dos reféns que ainda estão em cativeiro.

Imagens dos três libertados no sábado mostram condições extremas de saúde, com magreza severa, o que gerou forte comoção em Israel. Enquanto a trégua segue em vigor, as negociações continuam para a libertação dos demais sequestrados.