O governo dos Estados Unidos quer que os parceiros comerciais apresentem até esta quarta-feira (4)as propostas para um acordo tarifário com o país. Em uma carta, a Casa Branca exigiu uma lista com as melhores ofertas em diversas áreas, além de sugerir a urgência em concluir negociações dentro do prazo.
As conversas com os parceiros começaram em abril, quando o presidente Donald Trump suspendeu as tarifas do chamado Dia da Libertação por 90 dias, até 8 de julho. Até agora, o único acordo firmado foi com o Reino Unido, no início de maio.
Na terça-feira (3), Trump sancionou a medida que aumenta das tarifas sobre o aço e o alumínio importados. Ele já tinha anunciado a promessa de dobrar os valores na ultima sexta-feira (31).
O reajuste afeta diretamente o Brasil, um dos principais fornecedores dos materiais para o mercado americano. As tarifas que já eram altas, ficaram ainda maiores: passaram de 25 para 50%. Segundo Donald Trump, o objetivo é proteger a indústria siderúrgica dos Estados Unidos.