O governo dos Estados Unidos atualizou o site oficial da Casa Branca nesta sexta-feira (18) e alterou a versão oficial sobre a origem da Covid-19. O novo conteúdo afirma que o vírus “provavelmente” surgiu de um vazamento acidental em um laboratório em Wuhan, na China. A atualização também acusa a gestão anterior, do ex-presidente Joe Biden, de favorecer a narrativa de que a doença teve origem natural, omitindo a possibilidade do vazamento laboratorial.
O novo site, chamado “Lab Leak – a verdade sobre as origens da Covid-19”, traz imagens do ex-presidente Donald Trump e acusa o infectologista Anthony Fauci de basear decisões em apenas um estudo para descartar a hipótese do laboratório. Segundo a publicação, Fauci teria influenciado autoridades e a mídia a desacreditar a teoria do vazamento. A Casa Branca ainda apresenta um mapa destacando a proximidade entre o laboratório e o mercado de Wuhan, onde os primeiros casos foram detectados.
Até a mudança desta sexta, a posição oficial dos EUA seguia o consenso de pesquisas científicas que apontam a transmissão do vírus de animais para humanos. Relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados entre 2021 e 2022 reforçaram essa hipótese, embora tenham destacado a falta de dados fornecidos pela China como um obstáculo para conclusões definitivas. Mesmo com o novo posicionamento, não há evidências sólidas que comprovem o vazamento laboratorial como causa da pandemia.