No Rio Grande do Sul, a morte de cisnes e patos em um zoológico de Sapucaia do Sul está sob investigação, a suspeitas é de que as mortes tenham sidos causadas pela gripe aviária. A investigação começa no mesmo dia que uma granja localizada no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, confirmou o primeiro caso de gripe aviária em aves de produção comercial.
Após a identificação do vírus, o Ministério da Agricultura acionou o plano nacional de contingência para conter o avanço da doença. Entidades do setor agropecuário reforçam que o problema não afeta o consumo de carne e ovos. Casos de infecção em humanos são considerados raros e, em geral, associados a contato direto e frequente com aves contaminadas.
Com o diagnóstico positivo em aves comerciais, a China e a União Europeia anunciaram a suspensão temporária da importação de carne de frango brasileira. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a medida vale por 60 dias e segue normas sanitárias vigentes nos países. Outros mercados restringiram as compras somente ao território gaúcho.
“Alguns países não mudaram o protocolo. É o caso da China, que não mudou ainda. Então, a partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira. Outros países que já mudaram protocolo e restringe ao estado do Rio Grande do Sul”, explicou o ministro.
Laura Basílio sob supervisão de Denise Bonfim.