Nova Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (3), revela que em um segundo turno nas próximas eleições, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) empatariam na margem de erro. Em diversos cenários apresentados, se as eleições fosse hoje, o candidato do PT venceria todos os adversários apresentados.
Os candidatos apresentados aos entrevistados foram: Jair Messias Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União), e Pablo Marçal (PRTB). Os dados apontam que mesmo com a queda na popularidade e os resultados de aprovação do governo publicados na quarta-feira (2), Lula sairia na frente em um possível reeleição em 2026.
O cenário mais comprometedor para o presidente da república seria contra Bolsonaro. O ex-presidente aparece com 40%, contra 44% de Lula. Com a margem de erro, ambos podem estar tecnicamente empatados.
Um segundo cenário seria contra a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, Lula aparece com 44%, enquanto a ex-primeira-dama tem 38%. Indecisos são 3%, e 15% votariam em branco, nulo ou não votariam.
Contra o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, o petista aparece com 43% das intenções de voto contra 37% de Tarcísio. Os indecisos somam 4%, e 16% indicam votar em branco, nulo ou não votar.
Chegando perto do governador paulista, outro possível candidato que soma 35% seria o governador do Paraná, Ratinho Júnior, contra 42% de Lula. Indecisos são 4%, e brancos, nulos e não vão votar, 19%.
Já Pablo Marçal (PRTB) aparece também com 35%, e o presidente Lula, 44% das intenções de voto. Votos indecisos são 4% e brancos, nulos e não vão votar, 17%.
Lula seria escolhido por 45% dos entrevistados em um eventual 2º turno contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que tem 34% das intenções de voto. Indecisos são 4%, e brancos, nulos e não vão votar somam 17%.
Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 31% de Zema. Os indecisos são 5%; brancos, nulos e não somam, 21%.
O petista aparece com 44% dos votos contra 30% de Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás. Indecisos são 4%, e 22% dizem votar em branco, nulo ou não votariam.
Possíveis candidatos da direita.
Outra pesquisa levantada foi sobre os possíveis candidatos da direita na ausência de Bolsonaro. Entre os candidatos apresentados aparecem Tarcísio, Michelle e Marçal.
- Tarcísio de Freitas (Republicanos):15%;
- Michelle Bolsonaro (PL):14%;
- Pablo Marçal (PRTB):11%;
- Ratinho Júnior (PSD):9%;
- Eduardo Bolsonaro (PL):4%;
- Romeu Zema (Novo):4%;
- Ronaldo Caiado (União):4%;
- Eduardo Leite (PSDB):3%;
- Outros:1%;
- Nenhum desses:19%;
- Não sabem/não responderam:16%.
Sobre a permanência de Lula e o retorno de Bolsonaro, a maior insegurança dos brasileiros é o retorno do ex-presidente, com 44%, e a permanência de Lula, com 41%. Medo dos dois foi selecionado por 6%; Não tenho medo de nenhum dos dois 4%; e 5% não sabe/não respondeu:5%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.