A FIFA anunciou a criação de um novo prêmio anual, o “Prêmio FIFA da Paz, O Futebol Une o Mundo”, que será entregue pela primeira vez durante o sorteio da fase final da Copa do Mundo de 2026, marcado para o dia 5 de dezembro, em Washington D.C., nos Estados Unidos.
Segundo a entidade máxima do futebol, o prêmio pretende reconhecer indivíduos que realizaram ações excepcionais em prol da paz e da união entre os povos.
Em comunicado, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou a importância da iniciativa:
“Em um mundo cada vez mais instável e dividido, é fundamental reconhecer a contribuição daqueles que trabalham arduamente para acabar com os conflitos e unir as pessoas em um espírito de paz.”
Infantino ainda reforçou que o futebol representa um símbolo de união global:
“O Prêmio da Paz da FIFA reconhecerá os esforços de quem traz esperança e promove a harmonia entre as nações.”
O sorteio da Copa do Mundo contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, ao lado de Infantino, celebrou o evento afirmando que o torneio “une o mundo aqui na América”.
A Copa do Mundo de 2026 será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México, entre 11 de junho e 19 de julho, e contará com 104 partidas distribuídas em 16 cidades-sede, o maior número da história do torneio.