UOL - O melhor conteúdo

Fávaro destaca força do sistema sanitário brasileiro no controle da gripe aviária

Daqui 14 dias, Brasil pode se declarar livre de gripe aviária caso não haja casos novos

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, atualizou a situação da gripe aviária no país durante coletiva realizada nesta quarta-feira (4), na sede do Ministério, em Brasília. Ele esclareceu que oito casos estão sendo investigados, mas nenhum deles ocorreu em granjas comerciais. O ministro também informou que o Ministério está negociando a retomada das exportações.

Fávaro afirmou ainda que o sistema sanitário brasileiro está funcionando corretamente e destacou que o país pode servir de exemplo no combate à gripe aviária.

“É importante dizer que essa crise mostrou ao mundo a robustez do sistema brasileiro”, disse o ministro. “Claro que não queríamos que [a doença] entrasse em uma granja comercial. Mas o fato é que, tendo acontecido [e não se espalhado], isso também é prova cabal de como o sistema brasileiro é robusto.”

O único caso confirmado em granja comercial foi registrado há 14 dias, em uma propriedade em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Caso não haja novos registros nos próximos 14 dias — completando o prazo de 28 dias estabelecido pelos protocolos internacionais —, o Brasil poderá se declarar livre da gripe aviária.

Instagram will load in the frontend.
Compartilhe com seus amigos!