UOL - O melhor conteúdo

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica enfrenta fase terminal de câncer

esposa confirma que o ex-político está sob cuidados paliativos
Pepe Mujica Pepe Mujica
Reprodução: Instagram

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, enfrenta a fase terminal de um câncer no esôfago, diagnosticado em abril de 2024. A informação foi confirmada por sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, nesta segunda-feira (12). Segundo ela, Mujica está sob cuidados paliativos e não tem condições de se locomover, motivo pelo qual não participou das eleições departamentais realizadas no domingo (11).

O câncer se espalhou para outros órgãos, como o fígado, o que inviabilizou qualquer tratamento mais agressivo, de acordo com o próprio Mujica em declarações anteriores. O político já havia revelado ter doenças crônicas e uma condição imunológica que dificultam procedimentos médicos. Em outubro de 2024, ele discursou em tom de despedida durante um comício na capital Montevidéu, afirmando estar consciente de que enfrentava “o final da partida”.

Reconhecido internacionalmente pelo estilo de vida simples e pelo legado político à frente do Movimento de Participação Popular (MPP), Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Ex-guerrilheiro e preso político durante a ditadura militar uruguaia, tornou-se uma figura admirada na América Latina e no mundo. Sua esposa destacou que a família tenta preservar a privacidade neste momento, apesar da notoriedade pública do ex-presidente.

Compartilhe com seus amigos!