EUA lamentam mortes de policiais na megaoperação no RJ

Donald Trump enviou uma ao secretário do Rio de Janeiro, Victor Santos
Foto: Daniel Torok/ Casa Branca

O governo dos Estados Unidos (EUA) enviou nesta quarta-feira (5) uma carta ao secretário do Rio de Janeiro (RJ), Victor Santos, expressando condolências pelas mortes de quatro policiais durante a Operação Contenção, realizada nos complexos da Penha e do Alemão. O documento, assinado por James Sparks, representante do Departamento de Justiça americano, também oferece apoio ao governo fluminense “para qualquer necessidade relacionada ao combate ao crime organizado”.

Na carta, o governo Donald Trump destacou o “profundo respeito e admiração” pelo trabalho das forças de segurança brasileiras e lamentou a perda dos dois policiais militares do Bope e dos dois civis mortos na ação. A mensagem foi enviada uma semana após a operação, que terminou com 121 mortos — entre eles, quatro agentes de segurança e 117 suspeitos ligados ao tráfico, segundo a Polícia Civil.

A Operação Contenção foi deflagrada na última terça-feira com o objetivo de capturar lideranças do Comando Vermelho que atuam na zona norte do RJ. A ofensiva cumpria 100 mandados de prisão, incluindo 30 expedidos pela Justiça do Pará.

Entre os principais alvos estava Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, apontado como uma das chefias do Comando Vermelho fora do sistema prisional. Ele conseguiu escapar e segue foragido.

Após a ação, autoridades americanas voltaram a questionar a decisão do presidente Lula de rejeitar a proposta de classificar facções criminosas, como o PCC e o Comando Vermelho, como organizações terroristas.

Compartilhe com seus amigos!