Os Estados Unidos vão retirar todas as sanções impostas à Síria, encerrando um ciclo de restrições que prejudicaram a economia do país por décadas.
A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump no primeiro dia de sua visita ao Oriente Médio. Trump deve se reunir com o presidente sírio nesta quarta-feira (14). Segundo ele, a decisão foi tomada a pedido da Arábia Saudita, país onde iniciou o tour e com quem mantém fortes relações diplomáticas.
Durante o anúncio, o líder norte-americano afirmou que decidiu dar aos sírios “uma chance” e declarou: “Boa sorte, Síria. Hora de nos mostrar algo muito especial.” Ele também destacou que um novo governo assumiu o comando do país em dezembro e disse esperar ver paz e estabilidade de volta à região.
A Síria está na lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo dos EUA desde 1979. Além disso, o país sofreu outras sanções ao longo dos anos, como em 2004 e em 2011, após o então ditador Bashar al-Assad iniciar uma guerra civil que já dura 14 anos. Assad foi deposto no fim do ano passado.