UOL - O melhor conteúdo

Estudante turca é detida por autoridades de imigração nos Estados Unidos

Rumeysa Ozturk foi detida sob acusação de envolvimento em “atividades de apoio ao Hamas”
Reprodução: BandNews TV

Agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) do Estados Unidos detiveram e revogaram o visto de uma estudante de doutorado turca na Universidade de Tufts, perto de Boston. A prisão ocorreu na terça-feira (25) sob a acusação de envolvimento em “atividades de apoio ao Hamas”, e ocorre em meio a repressão do governo de Donald Trump contra imigrantes e manifestações pró-Palestina em universidades americanas.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que agentes mascarados à paisana abordam e levam Rumeysa Ozturk sob custódia perto de sua casa em Somerville, perto de Massachussetts. De acordo com o advogado da turca, ela estava a caminho de um encontro com amigos para quebrar o jejum do Ramadã.

Pessoas próximas da estudante disse que a prisão foi a primeira detenção envolvendo imigração em uma área de Boston em ativismo a ser realizado pelo governo Trump. A administração do governo americano deteve e tentou deter vários estudantes pró-Palestina que vivem legalmente nos Estados Unidos.

As ações foram condenadas como um ataque à liberdade de expressão e aos direitos humanos. A Casa Branca argumenta que certos protestos são antissemitas e podem comprometer a política externa americana.

Alexandre Mansano (sob supervisão de Júlia Alves)