Estados Unidos e Japão assinam acordo para garantir fornecimento de minerais essenciais e de terras raras

Países tentam reduzir o domínio da China sobre os principais componentes eletrônicos
Reprodução: BandNews TV

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, assinaram um acordo nesta terça-feira (28) para garantir o fornecimento de minerais essenciais e de terras raras utilizadas na produção de carros, jatos e equipamentos militares.

Durante o encontro, que aconteceu no Palácio de Akasaka, Trump elogiou a premiê e sua promessa de acelerar o reforço militar. Já Takaichi, a primeira mulher a liderar o país asiático, aplaudiu o norte-americano e sua iniciativa de encerrar conflitos, prometendo indicá-lo para o Prêmio Nobel de Paz, conforme informado pela porta-voz do presidente dos EUA, Karoline Leavitt.

Os dois governos divulgaram uma “lista de desejos” nas áreas de energia, inteligência artificial e minerais críticos, nas quais as empresas japonesas estariam dispostas em investir até US$ 400 bilhões nos Estados Unidos.

Tóquio prometeu fornecer US$ 550 bilhões em investimentos estratégicos, empréstimos e garantias para Washington no início deste ano. A medida faz parte de um pacote financeiro para obter um alívio nas tarifas de importações punitivas de Donald Trump.

Estados Unidos e Japão x China

A cooperação entre Estados Unidos e Japão acontece enquanto o governo japonês busca uma maneira de retornar aos mercados de exportação para sua tecnologia nuclear. Ambos os países também querem reduzir o domínio da China sobre os principais componentes eletrônicos, principalmente em relação as terras raras. Atualmente, Pequim processa mais de 90% dos metais raros de todo o mundo.

Donald Trump e Xi Jinping devem se reunir nesta quinta-feira (30) na Coreia do Sul para discutir um acordo que suspenderia tarifas mais rígidas de Washington e controles de exportação de terras raras chinesas.

Compartilhe com seus amigos!