O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (2) novas tarifas comerciais para outros países que mantém relações comerciais com os americanos.
“É uma declaração de independência econômica”, disse ele, no início do seu discurso. Trump citou o Japão, Índia, Coreia do Sul e Canadá ao apontar as políticas econômicas que considera abusivas.
A taxa universal de 10% entrará em vigor em 5 de abril, enquanto as taxas personalizadas entrarão em vigor em 9 de abril, sugerindo que pode haver mais espaço para negociação em países com taxas superiores a 10%. O Brasil está entre os países afetados. A China, que já havia tarifa, sofrerá uma adição à quantia anterior de 20% e chegará aos 54%.
“A gente taxa pouco os países, enquanto eles estão impondo tarifas de 100%, 200% (…). A China é a primeira na fila. Um país muito forte. O povo americano está pagando um imposto muito alto por isso”, disse ele, que responsabilizou os presidentes anteriores pela situação. “Eu culpo outros líderes e presidentes que não fizeram o necessário.”
O presidente afirmou ainda que a empresa que não quiser pagar tais impostos deverá “produzir nos Estados Unidos”.
Veja abaixo algumas das alíquotas anunciadas
- China – 34%
- União Europeia – 20%
- Vietnã – 46%
- Japão – 24%
- Índia – 26%
- Coreia do Sul – 25%
- Reino Unido – 10%
- África do Sul – 30%
- Brasil – 10%