O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) provocou uma interrupção na sessão da Câmara nesta terça-feira (9) ao subir à mesa diretora e permanecer no local, mesmo após ordem para se retirar. A ação levou à evacuação do plenário pela Polícia Legislativa e a TV Câmara suspendeu a transmissão.
A confusão ocorreu poucas horas depois de o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informar que o plenário deve decidir se leva adiante o processo que pode resultar na cassação do mandato de Glauber. O parlamentar é acusado de agredir um manifestante dentro da Casa.
No momento da intervenção, os deputados ainda estavam na etapa inicial da sessão, dedicada aos discursos de Pequeno Expediente. Nesse período, não há votações e cada parlamentar tem até cinco minutos para se pronunciar.
A sessão de hoje também pode avançar para a análise do projeto que reduz penas impostas a Jair Bolsonaro (PL) e a outros condenados pela tentativa de golpe. Esse ponto aumentou a tensão no plenário e ampliou a atenção sobre o comportamento de Glauber.
Após a ocupação do espaço da mesa, policiais legislativos entraram no plenário e solicitaram que os presentes se retirassem. Em seguida, a transmissão oficial foi imediatamente interrompida.