Democrata Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Político Democrata tem 34 anos e é o primeiro muçulmano a liderar a maior cidade dos EUA

Zohran Mamdani foi eleito prefeito de Nova York, nos Estados Unidos, segundo as projeções americanas divulgadas nesta terça-feira (4). Ele venceu os candidatos Andrew Cuomo, que concorre como independente, e Curtis Sliwa, do Partido Republicano.

Membro do partido Democrata, ele teve uma ascensão meteórica durante a campanha e encontrou resistências dentro do próprio partido, uma vez que tem posição bem mais à esquerda do que muitas das lideranças.

Mamdani se descreve como um socialista e conquistou o eleitorado com uma estratégia bem-sucedida nas redes sociais e promessas que se mostraram populares como ônibus gratuitos, a instauração de mercados públicos na cidade e o congelamento do preço dos aluguéis.

Trajetória

Ele nasceu em 1991 em Campala, a capital de Uganda. Ele morou lá até os cinco anos, quando seus pais se mudaram para Cidade do Cabo, na África do Sul. Mais tarde, quando ele tinha sete anos, eles se mudaram para Nova York. Mamdani é filho Mahmood Mamdani, um professor universitário, e da cineasta Mira Nair.

Muito antes de se entrar para a política, Mamdani se arriscou na música. Mais especificamente, ele se aventurou pelo rap e chegou a lançar músicas sob os nomes de Young Cardamom e Mr. Cardamom. A canção “Nani”, lançada em 2019, é uma homenagem à avó dele.

Após trabalhar em algumas campanhas do partido Democrata, Mamdani decidiu se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal da Nova York, sendo eleito em 2020 para representar o bairro de Astoria.

Ao longo de sua trajetória, Mamdani patrocinou 238 projetos, sendo o autor principal de 20 deles, três dos quais se tornaram lei.

Compartilhe com seus amigos!