CPMI do INSS vota convocação de Jorge Messias nesta quinta-feira (27)

Parlamentares querem explicações sobre as medidas adotadas pela AGU em relação ao esquema de descontos indevidos
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve decidir, nesta quinta-feira (27), sobre a convocação do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Há quatro requerimentos em pauta para exigir a presença de Messias no colegiado. Os parlamentares querem explicações sobre as medidas adotadas pela Advocacia-Geral da União em relação ao esquema de descontos indevidos que atingiu aposentadorias e pensões de segurados do INSS.

Em um dos requerimentos, o do deputado Evair de Melo (PP-ES), por exemplo, é citado que “é imperativa e se justifica na necessidade de esclarecer as sérias contradições e omissões na atuação do órgão em relação às fraudes”.

Também será ouvido na sessão desta quinta-feira, o contador Mauro Palombo, responsável por empresas investigadas nos descontos irregulares. Palombo era encarregado pela contabilidade de diversas empresas que, segundo a CPMI, teriam recebido dezenas de milhões de reais em repasses da Amar Brasil, uma das entidade suspeitas de envolvimento nas fraudes.

Embora a Amar Brasil tivesse um convênio com o INSS para realizar descontos de 2,5% mediante autorização de aposentados e pensionistas, investigações da Polícia Federal indicam que muitos descontos feitos por essa entidade ocorriam sem a concordância dos segurados.

 

Compartilhe com seus amigos!