CPMI do INSS ouve ministro da CGU nesta quinta-feira (2)

Parlamentares buscam explicações sobre a demora interrupção do esquema
Reprodução: Agência Senado

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, falará nesta quinta-feira (2), à comissão parlamentar mista de inquérito que investiga os descontos ilegais de aposentados e pensionistas. A 13ª reunião da CPMI do INSS começa às 9h.  

Vinícius de Carvalho comparecerá à comissão na condição de convidado, ou seja, sem obrigação formal de presença. Os parlamentares esperam ouvir explicações sobre os motivos que levaram o órgão a não identificar, com antecedência, o esquema de fraudes envolvendo descontos irregulares.  

Vale destacar que, quando o esquema foi revelado, Vinícius de Carvalho já ocupava o cargo de chefe da CGU. Segundo informações da comissão, embora auditorias internas do órgão tenham apontado um aumento expressivo nas fraudes nos anos de 2023 e 2024, as medidas adotadas não foram suficientes para conter a prática imediatamente.  

A demora na interrupção do esquema criminoso levantou questionamentos sobre a efetividade das ações da CGU e a capacidade de resposta da instituição frente a sinais de irregularidades. 

Compartilhe com seus amigos!