Os Correios vão começar, na próxima semana, o atendimento presencial a aposentados e pensionistas que não conseguiram acessar o aplicativo do INSS para solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente da folha de pagamento. A medida deve beneficiar milhões de pessoas que enfrentam dificuldades para acessar os canais digitais do instituto.
O atendimento será realizado com base em um sistema eletrônico desenvolvido pela Dataprev, que deve ser entregue até o dia 27. A escolha pelos Correios se deve à capilaridade da empresa, com presença em áreas remotas e municípios pequenos, onde vivem muitos dos beneficiários afetados e mais vulneráveis. A expectativa é que os atendimentos comecem logo após a finalização do sistema.
Cerca de 9 milhões de beneficiários foram notificados e devem responder ao Governo Federal se autorizaram, ou não, os descontos. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, que apura fraudes ocorridas desde 2019 e já identificou desvios bilionários no INSS. A medida também deve ser detalhada em uma coletiva até sexta-feira (23).