O Comitê de Política Monetário (Copom) do Banco Central do Brasil se reúne nesta quarta-feira (10) para decidir se a taxa Selic será mantida . A expectativa dos economistas é que a taxa básica de juros permaneça inalterada em 15% ao ano, o maior patamar em quase 20 anos.
Essa será a última reunião do Copom de 2025. Caso a previsão seja confirmada, será a quarta manutenção seguida da taxa Selic. O anúncio deve ser feito pelo Banco Central depois das 18h.
Os dados atuais demonstram um mercado dividido e ainda apostando que o início do ciclo de redução do juro começará em março, quando a taxa seria reajustada para 14,5% ao ano.
Na ata da última conversa, realizada em novembro, o Copom sinalizou que a Selic seria mantida em 15% ao ano por tempo prolongado para garantir a convergência da inflação à meta. Segundo o documento, o cenário atual exige cautela na condução da política monetária.
De acordo com a edição mais recente do Boletim Focus, pesquisa semanal realizada com analistas de mercados, o valor da taxa de juros deve ser mantido até o fim do ano ou o início de 2026.