Nesta sexta-feira (7), dia final da Cúpula de Líderes que antecede a COP30, vai discutir os desafios decorrentes da assinatura, há dez anos, do Acordo de Paris, marco internacional que fixou o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.
Líderes de diversos países farão um balanço atual de compromissos climáticos. No centro do debate está o fato de que muitas nações ainda não entregaram suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), segundo alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Acordo de Paris
Em 2015, os líderes globais se reuniram em Paris para aprovar o Acordo de Paris, cuja proposta era limitar o aquecimento global bem abaixo de 2 °C, com esforços para atingir 1,5 °C.
O tratado não impõe obrigações legais diretas para os países reduzirem emissões; cada país define suas metas voluntárias e os meios para alcançá-las.
A entrega de NDCs é um dos principais desafios para a conversa: muitos países não entregaram versões atualizadas de projetos de redução, o que compromete a média geral.