PUBLIEDITORIAL

Você sabe quantas vezes é possível contrair dengue ?

Confira quais são os quatro sorotipos do vírus, sintomas e demais informações sobre a doença

Modelo

Prefeitura de São Paulo

28/03/2024 12:46

Fonte: Reprodução: Agência Brasil/Shammiknr

PUBLIEDITORIAL

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses e é transmitida, principalmente, pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que o vírus possui quatro sorotipos, chamados, em geral, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que podem desenvolver a forma clássica ou evoluir para casos mais graves.


Dessa forma, é possível contrair dengue até quatro vezes ao longo da vida, já que há a possibilidade de infecção com os diferentes tipos antigênicos do vírus. Contudo, cada sorotipo confere imunidade específica, de acordo com o Ministério da Saúde. Ou seja, caso uma pessoa seja contaminada pelo “sorotipo X”, após a remissão da doença, ela ficará imune a ele.


O indivíduo pode ter dengue assintomática ou quadro leve da doença, mas o essencial é ficar atento aos sintomas, especialmente, em caso de febre alta (de 39ºC a 40ºC), de início repentino, e acompanhada por outros dois sintomas, que podem envolver dores musculares e articulares; manchas vermelhas no corpo; dor atrás dos olhos; dor de cabeça intensa; e náusea e vômito.


A forma grave da doença é a que mais preocupa as autoridades, portanto, depois de três a sete dias dos primeiros sintomas, a pessoa deve ficar atenta aos sinais de alerta, que são: dores abdominais intensas, acúmulo de líquidos, vômito persistente, sangramento da mucosa e hemorragias.


O Ministério da Saúde informa que, logo ao apresentar os possíveis sintomas da dengue, o indivíduo deve procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento.


MAIS NOTÍCIAS