Mundo

Veneza começa a cobrar taxa para entrada de turistas

As autoridades confiam que essa iniciativa dissuadirá parte dos visitantes que congestionam as ruas e pontes nos dias mais movimentados

Modelo

Da Redação

25/04/2024 06:49

VENEZA TAXA TURISTAS

Fonte: REUTERS/Remo Casilli

Mundo

A partir desta quinta-feira (25), os turistas que visitarem Veneza, na Itália, por um dia, precisarão adquirir um bilhete de entrada para acessar os pontos turísticos da cidade.


Essa medida, destinada a combater os problemas causados pelo excesso de turismo, requer a compra online de um bilhete por 5 euros, gerando um código QR a ser apresentado nos principais pontos de acesso.


As autoridades municipais confiam que essa iniciativa dissuadirá parte dos visitantes que congestionam as ruas e pontes nos dias mais movimentados. O excesso de turismo já gerou problemas semelhantes em outros locais, como na Espanha, afetando o bem-estar dos habitantes locais.


A cidade italiana, com seus 50 mil residentes no centro, enfrenta diariamente dezenas de milhares de turistas, uma situação que tem levado à diminuição da população local. A taxa não se aplica a visitantes hospedados por pelo menos uma noite na cidade, bem como a estudantes e menores de 14 anos.


O código deve ser apresentado entre 8h30 e 16h, nos pontos de controle nas principais entradas da cidade, incluindo a estação Santa Lúcia.

MAIS NOTÍCIAS