Mundo

Saiba quem é Keir Starmer, novo primeiro-ministro do Reino Unido

Ex-procurador que assumiu liderança dos trabalhistas em 202 reconduziu partido para o centro nos últimos anos

Modelo

Da Redação

05/07/2024 07:49

Keir Starmer

Mundo

Eleito com uma maioria esmagadora na eleição legislativa do Reino Unido na quinta-feira (40, segundo projeções, Keir Starmer será o sétimo primeiro-ministro do Partido Trabalhista. Sua vitória colocou um ponto final na hegemonia de 14 anos de governos conservadores.


A ascensão de Starmer também coincide com o centenário da chegada ao poder do primeiro chefe de governo trabalhista, Ramsay MacDonald, que ocupou o cargo entre janeiro e novembro de 1924 com um governo minoritário, que depois se repetiu entre 1929 e 1931.


Após esse período, o partido voltou ao governo no fim da Segunda Guerra Mundial, com Clement Attlee (1945-1951), quando expandiu o estado de bem-estar social e estabeleceu o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), o SUS britânico.


Nas décadas de 1960 e 1970, a legenda viveu sua era de ouro com Harold Wilson e James Callaghan, antes das chegadas de Tony Blair e Gordon Brown, que foram primeiros-ministros entre 1997 e 2010.


Aos 61 anos, Starmer vai susbitituir o atual premiê conservador Rishi Sunak, que ficou menos de dois anos no cargo.


Tendo herdado seu primeiro nome de Keir Hadie, fundador e primeiro líder do partido no início do século 20, Starmer assumiu as rédeas da legenda há quatro anos.


O novo primeiro-ministro entrou tarde na política e foi eleito pela primeira vez ao Parlamento quando tinha 52 anos (a mesma idade com que o ex-premiê Tony Blair tinha quando deixou a liderança do Partido Trabalhista), após ser eleito pelo distrito londrino de Holborn e Saint Pancras em 2015.


Antes disso, ele teve uma carreira bem-sucedida como advogado.


Em 2008, Starmer também ocupou o cargo de procurador-geral de Inglaterra e do País de Gales.


Ele permaneceu no posto até 2013. Posteriormente, foi condecorado como cavaleiro pela rainha Elisabeth 2°, recebendo o título de "sir", pelo papel à frente da procuradoria da Coroa.

MAIS NOTÍCIAS