Fórum BandNews

Os desafios da industrialização brasileira são destaque do Fórum BandNews Economia Verde, Futuro e Inovação

Evento reuniu, nesta segunda-feira (6), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e nomes dos setores público e privado

Modelo

Da Redação

06/02/2023 18:30

alckmin forum

Fórum BandNews

O Fórum BandNews Economia Verde, Futuro e Inovação reuniu nesta segunda-feira (6) o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e nomes dos setores público e privado. O encontro, organizado pelo BandNews TV, debateu a economia verde na criação de oportunidades de negócios inovadores e a promoção de um desenvolvimento econômico equilibrado com o meio ambiente.


O presidente do Grupo Bandeirantes, João Saad, abriu o Fórum. Ele destacou a importância do Fórum para dar subsídios para ajudar na reindustrialização do Brasil. "Nosso problema está em crescimento, expansão, exportação, precisamos arrumar nossa casa e crescer, tá aí o mundo esperando pelo Brasil crescendo." Ele citou ainda as políticas industriais que vieram dos primeiros governos do presidente Lula e destacou as habilidades do vice-presidente, Geraldo Alckmin, de fazer acordos. "Importante para que a gente tenha um rumo e fortaleça nosso setor industrial."




Geraldo Alckmin falou na sequência e citou a industrialização do Brasil, o BNDES e afirmou a reforma tributária do Brasil deve ser aprovada ainda neste primeiro semestre. "Trazendo eficiência econômica, simplificando, ajudando investimento no Brasil". Alckmin ainda disse que para ter desenvolvimento precisa ter democracia consolidada e diálogo entre os poderes.


Ele também mencionou a importância do crédito para o crescimento e comentou a posse desta segunda-feira (6) do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O vice-presidente lembrou também que o presidente Lula já esteve por toda a América do Sul e citou os acordos com os países vizinhos e com a União Europeia. "Brasil tem 2% da economia mundial. Você tem que ter inserção na economia. Os acordos internacionais são importantes".


O vice-presidente ainda mencionou a importância da economia verde. "A medida que nós avançamos na agenda verde vamos, primeiro, evitar de ser prejudicados na exportação. A pandemia trouxe protecionismo no mundo e não utilizar também como protecionismo dificultar exportação de produto brasileiro." Alckmin defendeu que o Brasil deve ser o protagonista no mundo no combate a mudanças climáticas. "Vai evitar que a gente perca mercado e vamos conquistar novos mercados", disse.



Alckmin, que também é Ministro da Indústria e Comércio, defendeu que o Brasil tem uma tarefa longa e desafiadora. "O Brasil vai precisamos atrair investimentos." O vice-presidente citou ainda que no mundo, o emprego vai ser o grande desafio. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, também participou do Fórum BandNews. Em sua fala destacou a importância dos destaques levantados pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin: emprego, produtividade e sustentabilidade e mencionou que a empresa está investindo em startups no país.


No Fórum, Gustavo Donato, reitor da FEI e mediador do evento, comentou sobre tecnologia e economia verde. "Quando falamos em sustentabilidade, economia verde tem algumas questões que são simplificadas até demasiadamente. Por exemplo, muita gente fala em reduzir emissões, etc. Vai muito além disso. Falar de sustentabilidade é buscar que nossas atividades tenham impacto neutro em carbono, sejam compensadas. Vai muito além do entendimento geral. Sustentabilidade é muito mais amplo. Tecnologia é um driver central. São as verdadeiras habilitadoras. De um lado é tecnologia e de outro é uma mentalidade mais aberta para a inovação"


O primeiro convidado a falar do painel 1 foi Jefferson de Oliveira Gomes. O superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai-CNI destacou que existe um vasto potencial no país de energias renováveis. "Quando você entra nesta seara, você precisa embarcar conhecimento." O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, participou do Painel 2 - Economia Verde, mediado por Juliana Rosa. Ele explicou iniciando uma ação muito forte de planejamento. Teremos esta semana uma grande reunião para tratar de uma agenda comum para as ações de promover o desenvolvimento sustentável e reduzir o desmatamento."


Painel Indústria, Tecnologia e Inovação com Paula Valdez e mediação de Gustavo Donato, reitor da FEI. Participantes: Jefferson de Oliveira Gomes, superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai-CNI; Caio Klasing Pandolfi, gerente de Inovação Corporativa e Aberta da Siemens Energy; Flávia Roberta Freitas, Líder de Responsabilidade Social da IBM América Latina; Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Antonio Carrere, presidente da John Deer


Já a Líder de Responsabilidade Social da IBM América Latina, Flávia Roberta Freitas, defendeu que a empresa gosta muito de trabalhar na tríade: governo, sociedade civil e companhias. "Quando a gente olha para a sustentabilidade não enxergamos mais como conceito. Para gente é um olhar de transformação cultural. Como empregamos sustentabilidade em tudo que nós fazemos."


Antonio Carrere, presidente da John Deer, afirmou que o Brasil é um país único no agro e na capacidade de inovação que o Brasil tem. "Tudo isso temos a fortuna e exportamos tudo isso. A maioria do mundo não tem alimento suficiente. Brasil já é uma força, mas uma força de produção sustentável. Agora estamos conseguindo cuidar ainda mais da terra que todos nós dependemos."


O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, também participou do Fórum e afirmou que não só no Brasil, mas no mundo estamos vivendo uma dupla transição: digital e verde. "Essa dupla transição exige um esforço que, até um tempo atrás, era solitário para entrar no processo. Mas ela acaba com o voo solo, esse processo está cada vez mais forte."


Painel Economia Verde com Juliana Rosa, João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cabral-Gardner, co-CEO da Sigma Lithium; Luciana Antonini Ribeiro, sócia e co-fundadora da eB Capital e Camila Shoti, gerente geral de comercialização da ENEVA

De acordo com o gerente de Inovação Corporativa e Aberta da Siemens Energy, Caio Klasing Pandolfi, novas tecnologias precisam de regulamentações. "Precisamos criar esses regulamentos. Como é que você certifica, como cria incentivos fiscais, quais agências vão regular cada uma das energias renováveis. O tema é muito importante porque a partir do momento que uma tecnologia se torna tecnicamente viável ela vai permitir a adoção em larga escala".


Você pode acompanhar os compactos do Fórum BandNews nesta quarta (8) e quinta-feira (9), às 23h30, no BandNews TV.

MAIS NOTÍCIAS