Mundo

Índia inicia segunda fase da maior eleição do mundo

Eleitores entrevistados disseram que crise do desemprego é principal preocupação no momento. Quase 1 bi de pessoas vão às urnas até 1º de junho

Modelo

Da Redação

26/04/2024 06:40

ELEIÇÕES ÍNDIA

Fonte: Reuters/Adnan Abidi

Mundo

A Índia deu início hoje (26) à segunda fase das eleições gerais, que são as maiores do mundo. O primeiro-ministro Narendra Modi e seus rivais elevaram o tom da campanha, concentrando em questões polêmicas como discriminação religiosa e impostos.


Eleitores entrevistados pela mídia local disseram que a crise do desemprego é a principal preocupação no momento. Quase 1 bilhão de pessoas vão às urnas até primeiro de junho. O pleito é tão grande que teve que ser dividido em sete datas. Ou seja, em média, 138 milhões de indianos podem depositar o voto por vez.


Para se ter ideia, é praticamente como se fossem sete eleições nacionais aqui no Brasil. Nós temos cerca de 155 milhões de eleitores registrados. A votação no país mais populoso do mundo é para escolher quem estará no Congresso. Mas, na prática, os olhos estão voltados para quem ficará com o cargo de primeiro-ministro.


O premiê é escolhido pelos parlamentares. A expectativa é de que o atual chefe do país, Narendra Modi, ganhe o terceiro mandato seguido.

MAIS NOTÍCIAS