Mundo

Hoje: Biden recebe líderes para cúpula da OTAN nos EUA

Evento é visto “teste de fogo” para campanha à reeleição

Modelo

Da Redação

09/07/2024 10:13

BIDEN

Fonte: Reprodução: BandNews

Mundo

O presidente americano, Joe Biden, recebe líderes para a cúpula da OTAN nesta terça-feira (9), em Washington. A reunião acontece um dia depois de um grande ataque da Rússia que deixou dezenas de mortos na Ucrânia.


A cúpula é tratada como “crucial” para Joe Biden, que enfrenta diversas críticas com relação a sua postura e idade, principalmente depois do péssimo debate contra o republicano Donald Trump, durante a campanha eleitoral americana. Biden será o anfitrião do evento.


Guerra Ucrânia x Rússia


O apoio militar à Ucrânia será um dos assuntos debatidos pelos membros da OTAN. É esperado o anúncio de um novo pacote de ajuda militar para o governo ucraniano depois que mais de 40 pessoas morreram em um ataque da Rússia na segunda-feira (8), o pior até então contra a capital Kiev.


O governo de Moscou fez uso de diversos tipos de mísseis, incluindo modelos hipersônicos. O maior centro pediátrico do país foi destruído durante a ofensiva.


A Rússia nega ter atacado o hospital, e alega que o impacto foi causado por destroços de uma munição antiaérea ucraniana.


Conflitos no Oriente Médio e a ameaça de uma invasão da China contra o território de Taiwan devem ser outras pautas a serem debatidas pela cúpula.


Eleições americanas


As eleições dos Estados Unidos estão marcadas para novembro de 2024. Caso Donald Trump seja eleito, a OTAN poderá ser afetada diretamente. O republicano já ameaçou retirar o país da aliança, e questiona a política de apoio militar e financeiro para a Ucrânia.


Alexandre Mansano (sob supervisão de Beatriz Ferrete)

MAIS NOTÍCIAS