Política

Google impede impulsionamento de anúncios políticos no Brasil durante eleições municipais de 2024

Decisão está alinhada à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Modelo

Da Redação

24/04/2024 19:56

Fonte: Agência Brasil

Política

O Google decidiu impedir os anúncios políticos durante as eleições municipais no Brasil, previstas para outubro de 2024. A medida foi divulgada nesta quarta-feira (24), sob a justificativa de que a restrição está de acordo com a resolução aprovada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O TSE restringiu o uso de inteligência artificial e determinou a adoção de medidas de combate à circulação de fake news ou fora de contexto. Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começa em maio, quando as resoluções do tribunal entram em vigor. A empresa também declarou apoio à integridade das eleições.


Entenda:


Pelas regras do TSE, as plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discursos de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas. A resolução também regulamenta o uso da inteligência artificial durante o pleito de outubro.


A ideia é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas na organização das eleições.

MAIS NOTÍCIAS