Política

Câmara de SP aprova privatização da Sabesp em 1ª votação

Proposta autoriza prefeitura a celebrar contratos, convênios ou quaisquer outros tipos de ajustes necessários para a prestação de serviços. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação.

Modelo

Da Redação

17/04/2024 20:03

sabesp

Fonte: Agência Brasil

Política

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (17), em primeira votação, o projeto de lei que viabiliza a privatização da Sabesp. O placar foi de 36 votos favoráveis e 18 contrários, em uma sessão marcada por manifestações e discussão entre vereadores.


A proposta autoriza a prefeitura a celebrar contratos, convênios ou quaisquer outros tipos de ajustes necessários para a prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de São Paulo. O projeto passou, nesta terça-feira (16), em plenário pela reunião conjunta das comissões. A Câmara deve seguir com as audiências públicas para aprimorar o texto até a votação em segundo turno.


Promessa de campanha:


A privatização da Sabesp é uma promessa de campanha do governador Tarcísio de Freitas, mas precisava do aval do lesgislativo para seguir. a capital é maior área de atuação da Sabesp. A segunda votação ainda não tem data para acontecer, é preciso que sejam cumpridas audiências públicas sobre a proposta.


Uma pesquisa mostrou que 52% dos eleitores são contra a privatização. A empresa, que atende 375 municípios com 28 milhões de clientes, teve um lucro de R$ 3,1 bilhões em 2022.

MAIS NOTÍCIAS