Geral

Chuvas já atinge grande parte do estado Gaúcho e já são contabilizados 105 óbitos

Até o momento, pelo menos 105 pessoas foram mortas devido ao fenômeno que atinge o Rio Grande do Sul, desde o dia 29 de abril

Modelo

Da Redação

08/05/2024 16:26

BUSCAS RS

Fonte: Reprodução: Band - UOL

Geral

O número de óbitos no Rio Grande do Sul decorrente das fortes chuvas que atingem o estado chega à 105, já são mais de 1,4 bilhão de vítimas das fortes chuvas, o fenômeno que atinge a capital gaúcha desde o dia 29 de abril.


O boletim divulgado nesta quarta-feira (8) aponta que quatro óbitos estão sendo investigados. O documento também informa 130 desaparecidos e 374 feridos. Há relatos de problemas relacionados aos temporais em 417 dos 497 municípios do estado e cerca de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas.


O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, diminuiu 15 centímetros nas últimas 24 horas, segundo informações da prefeitura. Com a medição de 5,12 metros às 6h15 desta quarta-feira, é o menor patamar desde sábado, quando estava em 5,16 metros.


Apesar da redução, o rio permanece mais de 2 metros acima da cota de inundação, de 3 metros, devido aos temporais que assolaram o estado, resultando em 100 mortos e mais de 128 desaparecidos até o momento. A água continua avançando em áreas da capital, com a região central completamente alagada, afetando o funcionamento do aeroporto e da rodoviária.


Além disso, bairros como Menino Deus registram novos alagamentos. Segundo especialistas, a previsão é de que o Guaíba leve pelo menos 30 dias para voltar ao nível abaixo dos 3 metros.


Entre os motivos para a demora estão o fluxo das bacias dos rios e os ventos que empurram a água da Lagoa dos Patos na direção contrária, contribuindo para as inundações.

MAIS NOTÍCIAS