Geral

Acupuntura: a técnica milenar que alivia sintomas e melhora a qualidade de vida

O BandNews DOCS explica os benefícios da acupuntura em documentário inédito; nesta quinta, às 23h

Modelo

César Rosati

26/01/2023 16:53

Acupuntura

Fonte: Getty Images/iStockphoto

Geral

A acupuntura é uma prática milenar que tem se mostrado cada vez mais eficaz no tratamento de diversas condições de saúde. De queixas relacionadas a enxaqueca ou dores menstruais, as pequenas agulhas, tão finas como um fio de cabelo, conseguem aliviar as dores de diversos pacientes.


As evidências se multiplicam. Estudos apontam o método como um importante instrumento no tratamento complementar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura é considerada segura e eficaz para tratar cerca de 300 patologias. Mas como ela funciona?


A equipe do BandNews TV investigou o tema e apresenta um documentário inédito sobre os benefícios da técnica milenar chinesa que viajou do oriente e desembarcou para ajudar os brasileiros. Médicos discutem e pacientes contam suas histórias de como as agulhas melhoraram a qualidade de vida.


De acordo com André Tsai, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), a acupuntura exige habilidade e conhecimento. O médico avalia que a técnica pode ser uma valiosa ferramenta para aqueles que buscam um tratamento seguro e eficaz, principalmente para quadros de dor crônica.


“Vários estudos mostram que a quantidade de casos de dor crônica tem crescido, não só no Brasil, como no mundo todo. O aumento da expectativa de vida, os casos de traumatismos e até mesmo diabete têm contribuído no aumento do número de queixas”, explica Tsai.


Casos de dor crônica crescem, diz médico acupunturista



Para o médico Jung-Peng Chiu, acupunturista e Vice-Superintendente do Hospital Taipei City, na China, o método tem a vantagem de fazer uma observação ampla do paciente e não apenas tratar a um sintoma.


“A acupuntura é um tratamento simples, barato e eficaz. Às vezes, quando a medicina ocidental não consegue esclarecer o mecanismo patogênico da doença, a medicina chinesa pode elucidar tais manifestações da doença usando suas teorias”, afirma.


AGULHAS QUE ALIVIAM


A diarista Maria das Graças foi diagnosticada com fibromialgia. Procurou a acupuntura, pois as dores eram tão grandes que ela foi obrigada a abandonar o trabalho.


“Cheguei um trapo. Tinha dores nos ombros, braços e principalmente nas pernas”, conta. Desde que começou com o tratamento as dores aliviaram e a diarista consegue fazer tarefas do dia a dia como subir escadas e ir de ônibus para o trabalho. Os custos do tratamento dela são arcados pelo Sistema Único de Saúde.


Maria passou mal trabalhando e buscou ajuda na acupuntura



De acordo com dados do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, atualmente existem cerca de 20 mil médicos acupunturistas no Brasil, e aproximadamente 4 milhões de pessoas são tratadas com acupuntura todos os anos. É considerada uma especialidade médica desde 1995, no Brasil.


A técnica da acupuntura é simples. Consiste em inserir agulhas finas em pontos específicos do corpo conhecidos como "pontos de acupuntura". Esses pontos estão localizados em canais de energia que percorrem o corpo, chamados de "meridianos". A ideia é que a inserção das agulhas ajude a equilibrar a energia no corpo e aliviar sintomas.


“Em uma seringa comum cabem de seis a oito pequenas agulhas de acupuntura. Mas a técnica vai além de espetar os pacientes. É preciso fazer um diagnóstico, entender qual é a queixa do paciente. Fazer o exame físico, saber todo o histórico e fazer exames complementares antes de aplicar a técnica”, afirma Marcus Pai, médico acupunturista especialista em fisiatria.


FORMAÇÃO É O CAMINHO


Os médicos consultados pela equipe do BandNews TV, explicam que para que a acupuntura seja realizada de forma segura e eficaz, é importante que o médico acupunturista tenha formação adequada.


Segundo Irene Abramovich, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o médico precisa de uma formação adequada para que o diagnóstico seja feito de maneira correta. “Às vezes uma queixa de dor nas costas pode esconder um caso mais grave”, explica.


Presidente do Cremesp ressalta a importância da acupuntura



Além disso, a acupuntura tem se mostrado eficaz no tratamento de problemas de saúde específicos relacionados à mulher.


Luciano Curuci é médico ginecologista, ele atende no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), no Bosque da Saúde, na zona sul de São Paulo. Segundo o médico, queixas como dor menstrual, síndrome do ovário policístico e infertilidade podem ser assistidas pela acupuntura.


“Dentro da obstetrícia e do pré-natal, a acupuntura é muito bem-vinda justamente por que a gestante não pode usar muitas medicações analgésicas. 70% das gestantes apresentam dores na lombar. A técnica auxilia de uma forma muito eficiente.”


Os médicos, no entanto, fazem uma ressalva: a acupuntura não deve ser vista como uma alternativa à medicina tradicional, mas sim como um complemento ao tratamento. É importante sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, incluindo a acupuntura.





MAIS NOTÍCIAS