Mundo

110 mil pessoas já deixaram Rafah no sul de Gaza

Pessoas se deslocam para áreas que consideram menos perigosas diante do risco de um ataque em larga escala do exército israelense

Modelo

Da Redação

10/05/2024 08:03

Rafah

Mundo


“Cerca de 30 mil pessoas fogem de Rafah todos os dias”, disse o chefe do Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA) para Gaza, Georgios Petropoulos, acrescentando que “a maioria destas pessoas já teve de se deslocar 5 ou 6 vezes repetidas” desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.


Nos últimos dois dias, os países mediadores nas negociações - Catar, Egito e Estados Unidos - tentaram concretizar um pacto que permitiria a libertação de reféns israelenses e evitaria um ataque a Rafah, após sete meses de guerra.


Em uma conversa com Antony Blinken, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, fez um apelo às partes por "flexibilidade e para que mobilizem todos os esforços necessários para alcançar um acordo de trégua".


O fechamento por parte de Israel de passagens de fronteira cruciais na Faixa de Gaza cortou as principais vias de acesso e tornou as operações humanitárias quase impossíveis, alertou a ONU.

MAIS NOTÍCIAS