Legisladores peruanos aprovaram na noite desta quinta-feira (9) o afastamento da presidente Dina Boluarte do poder e empossaram o presidente do Congresso, José Jeri, como novo líder do país. Por unanimidade, a remoção de Boluarte da presidência aconteceu após diferentes partidos alegarem “incapacidade moral permanente” para enfrentar a ofensiva do crime organizado no Peru.
José Jeri assumiu o cargo logo após a votação. Ao tomar posse, ele prometeu reconstruir e lançar as bases de um país que permita a empatia e a reconciliação entre todos os peruanos. Ele ainda afirmou que o principal inimigo está nas ruas: as gangues e as organizações criminosas. A queda da presidente aconteceu em meio a violentas manifestações de jovens da geração “Z” contra o Governo.
O Peru vem enfrentando uma crise política e José Jeri, aos 38 anos e membro do partido conservador “Somos Peru”, se torna o sétimo presidente do país desde 2016. Ele deve ficar no cargo até abril de 2026, quando estão marcadas as novas eleições.