Na noite deste sábado (31), duas pessoas morreram, 192 ficaram feridas e mais de 500 foram presas durante as comemorações da final da Champions League na França. O time Paris Saint-Germain foi campeão após uma goleada de 5 a 0 sobre o Inter de Milão.
Segundo a avaliação provisória divulgada pelo Ministério do Interior na manhã deste domingo (1), 559 pessoas foram presas – 491 delas em Paris. Na avenida Champs-Élysées, os torcedores destruíram pontos de ônibus, quebraram vitrines e lançaram objetos contra a tropa de choque. Para repelir a multidão, a polícia revidou com gás lacrimogêneo e canhões de água.
Em Dax, um garoto de 17 anos foi esfaqueado até a morte em uma festa de rua após o final da partida. Outro homem foi morto em Paris quando sua scooter foi atingida por um carro durante as comemorações. A polícia está investigando as circunstâncias de ambas as mortes.
O Ministério do Interior reportou centenas de incêndios, incluindo mais de 200 veículos queimados. Cerca de 22 membros das forças de segurança e sete bombeiros ficaram feridos. Dentre eles, um policial foi colocado em coma induzidos após ser atingido acidentalmente por fogos de artifício em Coutance.
O Paris-Saint Germain deve desfilar, neste domingo (1), para apresentar o troféu ao longo de uma parada comemorativa. As autoridades estimam que 110 mil pessoas devem participar da celebração.