Um ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil avança neste sábado (8) em direção à região Sudeste, com previsão de ventos fortes, chuva intensa e raios nas próximas horas. A cidade de São Paulo já está em estado de alerta.
Segundo a Marinha do Brasil, o centro do ciclone foi identificado no mar, entre Santa Catarina e São Paulo, na carta meteorológica das 9h (horário de Brasília). O fenômeno está associado a uma frente fria que avança pelo continente e deve atingir ainda hoje o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
A formação do sistema começou na sexta-feira (7), no Sul do país, e segue em deslocamento para o oceano. A passagem da frente fria tem potencial para gerar nuvens do tipo cumulonimbus — responsáveis por temporais e descargas elétricas —, além de precipitações intensas em curto período.
Durante a tarde e a noite, o ciclone deve se mover ao longo da costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. As rajadas de vento podem variar entre 80 e 100 km/h, principalmente nas regiões litorâneas e serranas, como a Serra do Mar, Mantiqueira e as áreas altas do estado fluminense. Nessas localidades, o relevo favorece a aceleração do vento.