Ciclone extratropical atinge Sul e Sudeste do Brasil e Defesa Civil de São Paulo emite alerta

Formação de sistema deve causar tempestades e ventos de 100 km/h
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Um ciclone extratropical deve atingir as regiões Sul e Sudeste nesta sexta-feira (7) e no final de semana. No Centro-Sul do país, são esperados temporais, ventos fortes de cerca de 100 km/h e queda de temperatura. A chuva também atinge pontos do Norte e Nordeste.

Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta para as fortes tempestades causadas pelo ciclone. Há previsão para queda de granizo, raios e rajadas de vento extremas. Segundo os meteorologistas do órgão, as chuvas tendem a ser fortes, mas rápidas.

Segundo a Agência SP, do governo estadual, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e um gabinete de crise será instalado neste sábado (8), que é o dia apontado nas previsões com o maior potencial de tempo severo no estado.

Instituições como o Corpo de Bombeiros, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual para também acompanhar a situação.

Segundo a Agência SP, como o ciclone se locomove entre os estados da região Sul e Sudeste, as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro irão atuar de forma conjunta. Com aumento do sistema, informações dos Centros de Monitoramento dos cinco estados serão compartilhadas para o acompanhamento do fenômeno.

Os ciclones são sistemas que causam tempo adverso em grande proporções. O ar quente e úmido da superfície é “puxado” por eles e empurrado para cima, criando nuvens de chuva. Os ciclones extratropicais surgem do contraste de temperatura entre massas de ar quente e fria.

Recomendações

  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
  • Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
  • Durante chuvas com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
  • Jamais atravesse áreas alagadas;Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e chame o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
  • Verifique as atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
Compartilhe com seus amigos!