China suspende proibição de importação de aves no Brasil

Compra de frango brasileiro pela China havia sido suspensa em maio, após caso de gripe aviária
Foto: Reprodução/BandNews TV

A China suspendeu a proibição de importações de aves brasileiras, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (07) pela Administração Geral de Alfândegas chinesa. A agência alfandegária chinesa também alegou que a proibição foi revogada com efeito imediato “com base nos resultados da análise de risco”.

A compra de frango brasileiro pela China, principal importador da ave do Brasil, havia sido suspensa em 16 de maio, após o país detectar o seu 1º e único caso de gripe aviária em uma granja comercial, em Montenegro (RS).

O Brasil exportou carne de frango no valor de cerca de US$ 10 bilhões em 2024, o que equivale cerca de 35% do comércio global e mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro. As exportações também são feitas para outros 151 países. A proibição em todo o país foi muito sentida, não apenas para os agricultores brasileiros, mas também para os principais importadores.

No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para fazer uma auditoria com o objetivo de comprovar que o Brasil estava livre da gripe aviária.

Os chineses não especificaram quais produtos estarão incluídos na retomada das importações até a última atualização desta reportagem.

Compartilhe com seus amigos!