China afirma estar disposta a trabalhar com o Brasil para defender comércio multilateral

“Guerras tarifárias não têm vencedores”, afirma Ministério das Relações Exteriores do país
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China declarou nesta segunda-feira (28) que o país está disposto a trabalha com o Brasil em meio a guerra tarifária com os Estados Unidos. Em coletiva de imprensa, Guo Jiakun reiterou a posição chinesa e afirmou que “guerras tarifárias não têm vencedores”.

“O unilateralismo não serve aos interesses de ninguém. A China está disposta a trabalhar com o Brasil, outros países da ALC [América Latina e Caribe] e do Brics para defender o sistema multilateral de comércio centrado na OMC e salvaguardar a justiça internacional”, acrescentou o porta-voz do Ministério.

A declaração ocorreu enquanto uma comitiva de oito senadores brasileiros está em Washington, nos Estados Unidos, para participar de reuniões sobre o tarifaço do presidente Donald Trump, que entrará em vigor nesta sexta-feira (1).

O primeiro encontro dos parlamentares acontecerá na Embaixada Brasileira nos EUA. Além de conversar com a embaixadora, a comitiva fará outra reunião na Câmara do Comércio americana.

Nesta terça-feira (29), os senadores irão se reunir com congressistas democratas e republicanos. O governo brasileiro aposta na influência desses órgão e políticos para convencer Trump a negociar as tarifas de 50% impostas sobre produtos do Brasil.

Compartilhe com seus amigos!