Chefe de gabinete de Zelensky renuncia após operação anticorrupção

Andriy Yermak era considerado o braço direito do chefe de Estado e ocupava o cargo desde 2020
Reprodução: BandNews TV

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (28) que seu principal assessor, Andriy Yermak, renunciou do cargo. Ele foi alvo de uma operação que mira esquemas de corrupção dentro do governo ucraniano. As autoridades também realizaram buscas na casa de Yermak.

Em pronunciamento por vídeo, Zelensky afirmou que o Gabinete será reorganizado, afirmando que realizará consultas por um possível substituto.

Yermak era considerado o braço direito do chefe de Estado e ocupava o cargo desde 2020, dois anos antes do início da guerra. As buscas em sua residência foram motivadas após semanas de apelos de membros da oposição no Parlamento solicitando sua renúncia.

Ele negou irregularidades, mas confirmou que teve a residência vasculhada pelas autoridades. Não está claro ainda qual a base das investigações.

A suspeita é de que se trate de mais uma etapa das operações que apuram atos de corrupção em contratos governamentais. O escândalo já tinha provocado a demissão de dois ministros.

Compartilhe com seus amigos!